quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que fazer quando o cachorro faz "xixi" nas paredes, rodas do carro e outros lugares onde não deve?

 Bem, se o seu cachorro resolveu fazer xixi no lugar errado não há muito que fazer. Existem dois tipos de produtos no mercado que tentam cumprir a função de fazer o animal urinar no local certo, um deles tem em sua formulação componentes responsáveis por caracterizar o líquido com um cheiro forte, tentando assim, evitar que o animal faça xixi onde ele for aplicado, o outro tipo funciona de uma forma um pouco diferente, deve ser aplicado exatamente onde se deseja que o animal urine. Mas a eficiência destes produtos não é comprovada, ou seja, pode ser que funcione e pode ser que não funcione. 
 Existem algumas "técnicas" que podem ajudar a despistar o cão, mas elas exigem paciência e dedicação. Por experiência própria confirmo que pode funcionar, mas depende do lugar em que o animal está urinando, na minha casa por exemplo, temos dois cachorros, como faz parte do instinto deles de marcar o território, eles vivem urinando em todos os lugares possíveis, além disso, um é de porte grande e o outro de porte pequeno, sendo assim a urina deles alcança lugares e alturas diferentes. Mas o que eu faço?  Nas rodas do carro o único jeito é colocando uma tábua ou outra coisa na frente das rodas, desta forma elas ficam protegidas e eles acabam urinando nas tábuas ao invés das rodas.
 O interessante é colocar alguma coisa na frente do local onde eles urinam, deixando o local protegido. Já no caso das cadelas, faço com que urinem sempre em jornais, no começo é mais trabalhoso, porque tenho que ficar insistindo até elas acostumarem a fazer a urina só no jornal, mas depois de algum tempo é meio automático, quando elas vêem um jornal acabam urinando sempre ali. Porém, nem todos os animais se comportam da mesma forma, então em alguns casos talvez não funcione.

 Convido quem estiver passando por alguma situação deste tipo a comentar este post, o que fez, o que surtiu efeito ou até mesmo o que não funcionou, desta forma poderemos trocar experiências sobre o assunto. Obrigada pela atenção de todos, fico a disposição.