quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ele tem cara de mau, mas não é não!

 O buldogue (em inglês: Bulldog, onde bull significa "touro" e dog, "cão"), é uma raça originária da Inglaterra. Sua origem não é muito certa, embora saiba-se que seus exemplares mais antigos eram utilizados em combates contra touros. 
 Ao que estes embates foram proibidos, o buldogue visto hoje como cão de companhia, foi salvo pelo homem, já que as interferências em seus cruzamentos, que geraram o físico atual, o impedem de reproduzir-se sozinho. 
 Um exemplo disto é o seu nariz: voltado para cima, dificulta o resfriamento do ar e leva o animal ao superaquecimento, além de restringir sua energia para acasalar-se. Seu perfeito físico de lutador também não o ajuda com os cachorros. As fêmeas não são bem sucedidas em partos naturais, uma vez que suas pernas tortas excelentes para driblar os adversários, impedem que seus ossos dilatem a ponto de proporcionar a passagem dos filhotes.

Bulldog Americano

 Uma característica típica e que chama muito a atenção é o volume do peito. Ele é tão largo e musculoso que lembra o de um halterofilista em plena forma. Os músculos da boca também são extremamente desenvolvidos, o que torna a bochecha saliente. Não é à toa que a potência de sua mordedura é muito grande.
 Derivado do antigo Buldogue criado na Inglaterra séculos atrás, o Buldogue Americano é muito parecido com seu ancestral, tanto fisicamente como no comportamento. Mais até que a raça conhecida hoje por Buldogue Inglês, que com o passar do tempo, acabou sendo transformada em um cão de companhia com o tronco hiperdesenvolvido e as pernas curtas. O Americano conserva as pernas traseiras grandes e bem musculosas, que além de colaborar para o porte maior, permite que se movimente com relativa desenvoltura e velocidade, coisa quase impossível para o Inglês.


Bulldog Francês 

 Ao contrário do Bulldog Inglês, de quem provavelmente descende, o Francês não tem expressão agressiva, embora mostre-se sempre. Os lábios negros, pendentes, cobrindo totalmente o lábio inferior, faz com que se pareça um pouco carrancudo. Ao mesmo tempo, tem um ar de permanente disposição para brincadeiras.
 Ainda raro no Brasil, sua criação foi iniciada no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas hoje com a divulgação da raça por expositores em concurso de beleza e fotos em revistas, já podemos encontrar exemplares em vários outros estados como São Paulo , Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina. Não se sabe quando e quem introduziu o buldogue francês no Brasil. O certo é que ele teve um desenvolvimento significativo a partir de 1.978.

Buldogue Brasileiro (Campeiro)

 O Buldogue campeiro é uma raça rústica, inteligente, ágil, forte e com temperamento amável.
Esta raça já foi extremamente comum no Estado do Mato Grosso do Sul e no sul do Brasil até o fim da década de 60, onde desempenhava largamente o papel de cão boiadeiro em fazendas e em matadouros, capturando e dominando o gado ou suíno que havia se desgarrado do grupo ou os mais ariscos. 
 Cão robusto e ligeiramente pesado para sua altura. Focinho curto, orelhas pequenas, pendentes, inseridas altas na cabeça e voltadas para trás. Cauda curta e torta. Pelo liso, curto, e todas as cores são aceitas. Peso: entre 35 a 45 kg, aproximadamente. Altura: entre 48 a 58 cm na cernelha.
 

0 comentários:

Postar um comentário