sexta-feira, 1 de abril de 2011

O seu cachorro não está engasgado, na verdade ele está com tosse!



Muitos donos de cachorro já devem ter se deparado com o seu cachorrinho fazendo um barulho estranho e agindo como se estivesse engasgado não é? Na verdade o cachorro não está engasgado, ele está tossindo.
 É importante dizer que, essa tosse pose ser apenas o sintoma de um resfriado, mas pode também ser uma doença comum em cachorros que é conhecida como Tosse dos Canis (seu nome específico é Traqueobronquite Infecciosa Canina). Essa doença pode atingir animais de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados a dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.
 

Nos casos mais graves o cachorro pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.


Se o cão já contraiu a doença o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e principalmente é muito importante que o cachorro não seja exposto ao frio, vento e umidade.  

ANTES DE TOMAR QUALQUER ATITUDE LEVE SEU CACHORRINHO AO VETERINÁRIO DE SUA CONFIANÇA, ELE SABERÁ O QUE FAZER!


10 comentários:

Rômulo Augusto Reis disse...

O meu cachorrinho filhote, que já está até grandinho, está com o mesmo sintoma. Ele de vez em quando dá uma escarrada que parece que está com algo preso na garganta. Ele também está remelando muito! Também apresenta diarreia. Ele não está com jeito de fraquinho, está até animado, bebe água e come a ração normalmente, mas apresenta estes sintomas. Vendo este post, acabo de medica-lo com um anti-inflamatório profenide e um omeprazin 20mg. Se o quadro dele melhorar, eu postarei o resultado em breve. Obrigado pela dica Aline Trindade!

Rômulo Augusto Reis disse...

Um dia após meu primeiro comentário, o meu cachorrinho piorou e chegou ao auge da sua enfermidade, teve febre alta e muita falta de apetite! Fiquei desesperado! Ele perecia não estar reagindo...! Eu fiz uma oração à Deus e procurei um especialista. Ele me indicou um medicamento chamado Tossicanis (Não é jaba pro xarope blz!?). Também suspendi a ração e dei apenas soro de reidratação (Que pode ser pego no postinho de saúde). A febre passou, o apetite voltou, a tosse melhorou, mas ele ainda defeca hora mole hora durinho. Mas ele está muito melhor agora. Ah! Teve um remédio que também foi muito importante pra recuperação dele... Carinho! Tenho certeza que ele vai ficar cada vez melhor, pois até deu uma engordadinha hehehe... Cuidem muito bem dos seus animais!

Daiane Souza disse...

minha cachorra tbm faz isso párese q esta engasgada e dou tapinhas nas costas delas. tenho medo dela morrer, ja aconteceu antes mas faz tempo , agora volto. isto então são tosses mesmo?

Daniele Cristina disse...

Isso esta acontecendo com a minha cadelinha agora, está com uma (tosse, engasgo) faz uns 10 m, ja faz uns tres dias que defeca um pouco mole, e ontem por um tempinho o focinha estava gelado, sera que é gripe ou outra coisa mais grave ?

Aline Trindade disse...

Pode ser uma gripe sim, se o nariz está escorrendo, mas o ideal sempre é você levar ela no veterinário! Abraços.

Unknown disse...

O ideal eh levar ao veterinario, mas nem todo mundo tem condições.. Eh complicado.. A minha ta assim tbm, tem 2 dias hoje ta com os olhos cheios de remelas, e a consulta eh 100,00 fora os remédios que ele deve passar, sendo que aqui so tem veterinario quarta e sábado.. Eh dificil..

Mileide Mascarello disse...

Minha cachorra as vezes parede que está com algo trancado n garganta, ela faz com tivese se desafogando e fica alguns minutos e para será q pode ser o que? Obrigada

Mileide Mascarello disse...

Minha cachorra as vezes parede que está com algo trancado n garganta, ela faz com tivese se desafogando e fica alguns minutos e para será q pode ser o que? Obrigada

jacildes cruz disse...

Minha cadela esta com tosse, cansando e o que parece engasgo. A noite a situação complica ainda mais. Levei-a ao veterinário médico profenid ate fazer exame de sangue. Porem entrei com antibiótico DOXITEC.Estou por demais preocupada a noite ela nao dorme, nem consegue latir.

Aline Trindade disse...

Esse tipo de doença é bem comum nessa época do ano, mas se você já está medicando ela, provavelmente vai notar uma melhora gradual. Lembre-se que importante evitar que ela passe frio ou coisas do tipo e é muito importante que ela se alimente para não ficar mais fraca ainda. Obrigada pelo seu comentário Jacildes

Postar um comentário