quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sangue de cachorro

  Os grupos sanguíneos são definidos por antígenos polimórficos, espécie-específicos, presentes na superfície da hemácia e demonstrados a partir de reações imunes utilizando anticorpos.
 Em cães os grupos sanguíneos são classificados pela sigla DEA ( Dog Erythocyte Antigen ). Podem estar presentes no animal combinados entre si.


- DEA 1 ( DEA 1.1, DEA 1.2, DEA 1 negativo )
- DEA 3 ( DEA 3 positivo, DEA 3 nulo )
- DEA 4 ( DEA 4 positivo, DEA 4 nulo )
- DEA 5 ( DEA 5 positivo, DEA 5 nulo )
- DEA 6 ( DEA 6 positivo, DEA 6 nulo )
- DEA 7
- DEA 8

 Idealmente apenas os cães negativos para DEA 1.1 deveriam ser utilizados como doadores, ou transfundirem apenas para receptores DEA 1.1. No entanto DEA 1.1 e DEA 4 são os tipos mais comuns e por isso são usados com menos riscos. Cães ao mesmo tempo negativos para DEA 1.1 e positivos para DEA 4 são considerados doadores universais porquê o DEA 1.1 é muito imunogênico e o DEA 4 é o tipo mais comum nos cães.

 Cães também doam sangue!
  Os Requisitos para ser um doador são: cães devem pesar mais de 25 quilos e gatos, 4 quilos, ter entre 1 e 8 anos, ser dócil, estar vacinado e vermifugado.
 O animal passará por uma bateria de exames gratuitos antes de ser aceito para preencher uma bolsa de sangue contendo 450 ml (cães) e 10 ml (gatos), geralmente usados em casos de atropelamento, doenças, cirurgias e intoxicações.

 Contudo, são poucas as opções de bancos de sangue animal no Brasil. 

 
 
Veja nesses vídeos cães doando sangue: 


0 comentários:

Postar um comentário