domingo, 12 de junho de 2011

Vermes. E agora?

Para começar você sabe exatamente  o que são vermes?
 Os mais comuns nos cães são Ancylostoma caninum, Toxacara canis (lombriga, semelhante ao macarrão), e o Dipilydium caninum (tênia do cão, semelhante a um grão de pepino).
Toxacara Canis
Ancylostoma Caninum
Dipilydium Caninum
 Um meio de contaminação muito importante e que normalmente é ignorado pela maior parte das pessoas é a transmissão dos vermes da mãe para os filhotes. Isso acontece ainda na fase em que o filhote se encontra no útero da mãe ou quando está sendo amamentando.
 Os cães também podem facilmente se contaminar passeando em praças ou qualquer outro local onde possam ter contato direto ou indireto com outros cães.
  A contaminação dos cães acontece de várias formas, como por exemplo, através da ingestão das larvas ou ovos dos vermes que são encontrados nas fezes dos cães contaminados.
 O seu cão também pode se contaminar quando larvas dos vermes entram pela pele através das patas ou mesmo pela ingestão de pulgas.
 Quando o cão adquire a veminose, apresenta uma série de sintomas que variam de acordo com a severidade da infestação e o estado físico do animal. Muitos desses sintomas você pode identificar, como: fezes pastosas ou diarréicas, como a presença de sangue e/ou muco, abdômen inchado, vômitos, pelo sem brilho e perda de peso. Muitas vezes, você poderá efetivamente encontrar os vermes nas fezes ou vômito. 
 A melhor forma de se certificar se o seu cão tem vermes é através do exame de fezes, realizado pelo médico veterinário.
CUIDADO! humanos podem pegar vermes dos animais, a larva do Toxocara ( lombriga ) por exemplo, causa a chamada larva migrans visceral. Esta larva atinge a corrente sangüínea e pode se instalar no fígado, cérebro e olhos, quando se instala no olho, causa problemas na retina, podendo levar até à cegueira!
 A prevenção inicia-se desde o momento em que você adquire um cãozinho de canis confiáveis, que produzam cães de alta qualidade e que empreguem controles de verminose adequados, com produtos eficazes e seguros.

  Um bom programa de controle da verminose deve empregar tratamentos no ambiente e utilizar vermífugos de boa quaidade, de empresas confiáveis e, que apresentem testes de eficácia comprovada, onde você poderá encontrar apresentações específicas, de acordo com a idade e peso do seu cão.
 Os filhotes devem iniciar o programa de vermifugação a partir das 2 semanas de idade.
  Nesta fase utilizamos um vermífugo líquido que é facilmente administrado diretamente na boca do filhote, devido a sua alta palatabilidade, e que elimina 100% dos vermes redondos dos cãezinhos, em uma única aplicação.
  Nas primeiras vermifugações, quando o filhote ainda se encontra junto coma mãe, deve-se simultaneamente vermifugá-la, para evitar reinfestações. É importante fazer higiene regular do ambiente com hipoclorito de sádio ( água sanitária ) ou Amônia Quartenária (utilizada no Canil Golden Garden), para se eliminar as formas que estão contaminando o ambiente.
Os cães adultos devem ser vermigugados com freqüência, isto é, pelo menos 4 vezes ao ano.

Administração do Vermífugo Idade
Primeira dose ……………………………………………………. 2 semanas
Segunda dose …………………………………………………… 4 semanas
Terceira dose ……………………………………………………. 8 semanas
Quarta dose ……………………………………………………..12 semanas
Quinta dose ......……………………………………………………. 4 meses
Sexta dose .………………………………………………………… 5 meses
Sétima dose .………………………………………………………. 6 meses
 É importante ressaltar que o controle da verminose no cão deve começar desde a fêmea que deve ser vermifugada até 10 dias antes da cobertura e 10 dias antes do parto, para eliminar a verminose da mãe e, desta forma, diminuir os riscos de transmissão!

1 comentários:

Unknown disse...

Topico muito completo me esclareceu muita duvida!
obrigadi

Postar um comentário