quinta-feira, 16 de junho de 2011

Por que cães uivam?


Assistindo o vídeo sobre o cão pianista (http://welovedogamamoscachorros.blogspot.com/2011/06/cao-artista-olhem-como-ele-toca-bem.html), surgiu uma dúvida, por que cães uivam?
Uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.
 O uivo serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir.
 Outro motivo que estimula o cão a uivar, é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma "sinfonia de uivos". Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão.
 Cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música.

1 comentários:

Unknown disse...

Meu pisncher macho uiva quando o alarme do carro alerta '-'

Postar um comentário