segunda-feira, 23 de maio de 2011

Xoloitzcuintle...Hã? Que isso gente? Como se pronuncia isso?

Pois é, Xoloitzcuintle é o nome de uma raça de cachorro, sim, sim e se pronuncia assim ó: xoloitiscuintle (tenta pronunciar rápido, é díficil!).

Eis aí a criatura em carne e osso:
  Esse ser aí em cima também é conhecido como pelado mexicano seu nome é derivado do nome do deus Asteca Xolotl divindade responsável por guiar as almas dos mortos no outro mundo, chamado de Mictlan pelos nativos. A lenda diz que o Xoloitzcuintle era um presente de Xolotl  para os humanos, um guia espiritual no outro mundo e que deveria ser protegido e guardado como algo sagrado em troca de seus serviços de guia no Mictlan.
 É verdade que, apesar do homem ser considerado o protetor desta raça na cultura mexicana, estes cães também podiam ser mortos e comidos em rituais ou por acreditar-se que a ingestão da sua carne teria propriedades curativas. Até hoje é possível encontrar a carne do Xoloitzcuintle a venda em mercados em algumas cidades do México.
 É uma raça que late pouco, tem temperamento tranquilo e alegre. Afetuoso com a família e desconfiado com estranhos pode ser um bom guarda e um bom companheiro.
 É bastante inteligente e relativamente fácil de se educar. É um cão para dentro de casa, está acostumado a ser tratado como uma divindade, além disso é sensível ao frio e ao sol forte, deve vestir agasalhos em épocas frias e alguns recomendam o uso de protetor solar em caso de exposição prolongada ao sol forte.
 No Brasil o Preço de um filhote custa entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00 e para te entusiasmar aí vão fotos de filhotinhos fofinhos:



FIM

1 comentários:

Unknown disse...

Awnnnnn... Que fofo!

Postar um comentário