sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cada um no seu prato!

 Esse post é sobre o alimento de cães. Você sabia que comida de gato é só pra gatos e que comida de cachorro e só pra cachorro? E que comida de gente faz mal pro seu bichinho?
 Podemos encontrar no mercado  uma infinidade de rações industralizadas. Tem desde aquela de R$ 1,50 o kg, até as especiais.
 Cada uma delas é elaborada para atender um público alvo diferente, possui ingredientes especiais ou não possui determinados ingredientes (proteína animal na ração vegetariana, por exemplo).
 A ração, tanto do cão quanto do gato, é elaborada pensando única e exclusivamente nestas espécies. Cada uma possui a quantidade certa de proteínas, lipidios (ou lipídeos…), carboidratos, vitaminas…. ou seja, fornece tudo aquilo que seu bichinho precisa comer, de forma balanceada.
 A comida humana tem uma composição diferente, além de que, os temperos são super prejudiciais aos animais, em geral são muito mais calóricas e gordurosas.
 Por isso que é de extrema importância que o seu animal coma a ração adequada a ele, sem exageros e principalmente sem consumo de doces, refrigerantes e bebidas alcoolicas (ou você vai dizer que  não tem um tio/irmão/pai/avô maluco que deu cerveja pro cachorro?).
Você também já deve ter ouvido coisas do tipo: 
Mas o que é que eu vou fazer? Deixar o meu cachorrinho passar fome?
Pois é, acredite se quizer passar vontade não mata ninguém.

Acho que não vai fazer mal só uma vez!
Acontece que uma dessas vezes pode virar a última vez.

Eu dou de tudo pro meu cachorro desde sempre. E ele nunca ficou doente.
Acredite ele vai ficar.

Meu cachorro não come ração! Ele não gosta! Por isso eu dou comida de gente pra ele!
O seu cachorro não vai morrer de fome só de pirraça! Se você já experimentou mudar de ração, misturar a ração seca com ração úmida (aquelas de latinha) e nada disso funcionou, é hora de apelar. Deixe a ração ali no lugar de sempre e espere. Um dia ele come, porque o cachorro nao é nem burro nem nada pra morrer de fome dese jeito. 

Eu dou leite pro meu cachorro e ele adora, faz mal?
Tem gente que diz que pode, tem gente que diz que não pode, mas isso depende muito do cachorro. O caso é que o cachorro pode ser intolerante a lactose (que nem acontece com algumas pessoas, mas nos cães a “chance” dele ser intolerante a lactose é maior) aí o máximo que acontece é uma diarréia.
PS: Nunca dê ração de gato para o cachorro e vice-versa.
 Se o cachorro achar a comida do gato gostosa, então ele poderá recusar a própria comida dele. Não há problema deixar um cachorro provar um ou outro grão da comida do gato, ás vezes, mas um cachorro não deveria ser alimentado uma dieta de gato e vice-versa.
 Se seu pet já desenvolveu o hábito de compartilhar comida, então você precisa parar com esse hábito o mais cedo possível. Se você não puder manter os dois longe de um ao outro comida, então você vai ter que reestruturar seu horário de alimentação. 

0 comentários:

Postar um comentário