terça-feira, 3 de maio de 2011

Seu cachorro tem bafo?


Aquele cheirinho desagradável na boca do seu bichinho não pode ser ignorado. O mau hálito canino é sinal de que algo está errado com a boca ou com o estômago do seu animal.
  As principais causas do mau hálito estão ligadas à alimentação, à permanência de restos de comida na cavidade bucal e que se prendem aos dentes, causando a placa bacteriana. A prevenção pode ser feita com a escovação bucal, utilizando escovas próprias para cães. Existem, porém, outros motivos para o forte odor, como doenças que podem ser detectadas pelo seu veterinário.
  Segundo o médico veterinário Dr. Regis Christiano Ribeiro, especialista em nutrição veterinária,  uma das doenças que podem causar o problema é a Coprofagia, modo de alimentação de alguns cães que ingerem as fezes, e pode ocorrer por diversos motivos como carência de nutrientes na dieta ou por problemas relacionados ao local onde o animalzinho permanece, como cães de apartamento ou que ficam longos períodos sozinhos e que se distraem comendo de “tudo”.
  Não é normal o seu cãozinho ter mau hálito e uma boca mal tratada pode causar infecções sérias que comprometem a saúde do seu companheiro.
  Os donos dos cães precisam prestar muita atenção em relação a ração que está dando para seu animal de estimação comer. A mastigação é responsável pela limpeza dos dentes do cão, e de acordo com o veterinário, ela precisa ser bem compatível com os animais, desde que tenha o grão pequeno.
 É preciso dar ração constantemente para os cães e evitar o máximo possível de colocar comida para eles comerem, pois possuem muita gordura e isso pode piorar a situação do animal.
Quando essa disfunção está em um estágio mais avançado, o cachorro pode apresentar uma vermelhidão na gengiva e até pontos vermelhos sangrando. Se não for tratado, o cachorro corre o risco de ficar banguelo. A solução é levá-lo até o veterinário para que se faça uma raspagem nos dentes do cão.
Fiquem atentos!

0 comentários:

Postar um comentário